Histórico


HISTÓRICO

Alioth foi colonizado.
O recipiente em que a Aliança foi forjada foi Alioth, um sistema tão rico em recursos gasosos e minerais que os primeiros cartógrafos o consideraram um El Dorado estelar. Quando a Federação estabeleceu sua primeira colônia em Alioth 5b, em 2452, deram ao planeta o nome pouco grandioso de Panetone, pois os depósitos minerais ficavam sobre o solo argiloso como uvas passas em um bolo. Mais tarde, comentou-se com ressentimento de que o mundo recebeu um nome adequado, porque “todos queriam um pedaço”.

Um conflito sobre direitos de mineração atraiu as superpotências.
A prosperidade de Alioth logo atraiu corporações ansiosas para apoiar o sistema em desenvolvimento, em troca de uma parte dos lucros. Uma disputa sobre direitos avançou rapidamente para o conflito armado, levando o Império a despachar uma força militar, ostensivamente para proteção dos colonos. A Federação também enviou naves, mas como resposta a um pedido de ajuda das corporações.

Incapaz de enfrentar diretamente as naves federais sem causar uma guerra, o Império encorajou secretamente os colonos de Alioth a renunciar à Federação e aceitar a proteção imperial, permitindo assim que o Império enfrentasse as forças federais de ocupação por simpatia à “vontade do povo”. Esse ficou marcado como o primeiro de vários incidentes onde o povo de Alioth foi usado para avançar os planos de outra potência.

Insurreição patrocinada pela Federação.
Em 2530, a Federação agiu para minar o controle imperial sobre Alioth, explorando o ressentimento local contra o governador. Secretamente, apoiou atos de protesto e vandalismo e, então, quando as represálias imperiais inevitáveis ocorreram, alimentou as chamas da inquietação social. Um movimento terrorista chamado de Boleiros surgiu e as atrocidades aumentaram.

Nos anos seguintes, ocorreu uma série de guerras indiretas, demoradas e degradantes, e campanhas cínicas de propaganda enquanto as forças federais, imperiais e corporativas competiam por Alioth. O sistema realizou uma tentativa ineficaz de estabelecer sua Independência em 2617, resultando em uma breve cooperação entre o Império e a Federação, pois nenhum deles estava disposto a permitir isso.

A revolução.
No início do quarto milênio, tanto a Federação quanto o Império tinham uma presença no sistema Alioth. Panetone, agora conhecido como Gordonworld, era um protetorado federal, enquanto o Império havia realizado experimentos de terraformação no mundo de New Califórnia e também tinha plataformas de mineração de gases no sistema.

As corporações federais que abasteciam New Califórnia haviam aumentado os preços de seus produtos várias vezes nos anos anteriores e, quando impuseram um novo aumento de preços, os habitantes do planeta rebelaram-se. Na insurreição que se seguiu, os rebeldes tomaram o controle das naves disponíveis e partiram rumo às plataformas de mineração de gases, onde atacaram os funcionários das corporações.

Alarmados, o Império e a Federação deslocaram naves para eliminar a rebelião, mas foram vencidos por uma força improvisada composta por caças voluntários dos sistemas independentes mais próximos. Nem o Império nem a Federação conseguiram se estabelecer e, eventualmente, as duas forças tiveram que recuar. O Império enfrentou muitos problemas logísticos com uma luta tão longe de casa, enquanto os esforços da Federação foram atrapalhados pela simpatia do público para com os rebeldes.

Uma Aliança foi negociada.
A vitória em Alioth provou que os sistemas independentes, trabalhando juntos, poderiam enfrentar as superpotências. Coube ao piloto Mic Turner e à cientista Meredith Argent aproveitar a onda de sentimento público e propor uma aliança permanente, sob cuja égide os sistemas independentes poderiam desfrutar de liberdade da interferência imperial e federal.

A Aliança foi fundada em 3230 e, nas décadas seguintes, expandiu sua participação a mais de vinte sistemas, alguns que abandonaram a Federação e o Império, outros que se declaravam independentes.


Fonte: Elite Dangerous (Codex)


Anterior Introdução
Próximo Sociedade
error: Desabilitado