Elite


Elite é um jogo de comércio espacial, escrito e desenvolvido por David Braben e Ian Bell e originalmente publicado pela Acornsoft para os computadores BBC Micro e Acorn Electron em setembro de 1984. O modelo de jogo de ponta aberta da Elite e os revolucionários gráficos 3D levaram a sua portabilidade para virtualmente todos os sistemas de computadores domésticos contemporâneos e garantiram a ele um lugar como um clássico e um gerador de gêneros na história dos jogos. O título do jogo deriva de um dos objetivos do jogador de elevar sua classificação de combate às alturas exaltadas de “Elite”.

O Elite foi um dos primeiros jogos de computador em casa a usar gráficos 3D de arame com remoção de linhas ocultas. Acrescentou aspectos de jogabilidade gráficos e contração ao gênero estabelecido pelo jogo Star Trader de 1974. Outra novidade foi a inclusão de The Dark Wheel, uma novela de Robert Holdstock que deu aos jogadores uma visão dos códigos morais e legais aos quais eles poderiam aspirar.

O jogo foi seguido pelas sequências Frontier: Elite II em 1993, e Frontier: First Encounters em 1995, que introduziu a física newtoniana, sistemas estelares realistas e desembarques planetários de forma livre. Uma terceira sequela, Elite Dangerous, começou o crowdfunding em 2012 e foi lançada em 16 de dezembro de 2014, após um período de testes semi-abertos.

Elite provou ser extremamente influente, servindo de modelo para outros jogos, incluindo Wing Commander: Privateer, Grand Theft Auto, EVE Online, Freelancer, a série X e No Man’s Sky.

As versões não-bolotas foram publicadas pela primeira vez pela Firebird e pela Imagineer. Posteriormente, a Frontier Developments afirmou que o jogo era um “Jogo da Frontier”, para ser parte de seu próprio catálogo anterior e todos os direitos do jogo para ter sido propriedade de David Braben.

 

Fonte: Wikipédia

 

error: Desabilitado